O projeto Não me Toca Seu Boboca inicia sua circulação em outras cidades do interior de Minas Gerais entre os dias 16 e 30 de novembro. A iniciativa busca abordar, de forma lúdica e acessível, a temática da violência sexual infantojuvenil, um problema alarmante no Brasil.
O projeto é uma realização do Instituto Profarte, em parceria com o Grupo de Teatro Boca de Cena, e visa informar e sensibilizar o público infantojuvenil sobre formas de identificar, prevenir e combater a violência sexual. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, anualmente, o abuso sexual de crianças e adolescentes representa cerca de 20% das denúncias gerais feitas. O abuso ocorre em sua maioria no ambiente doméstico, com mais de 80% dos casos registrados acontecendo dentro de casa. Contudo, a subnotificação é um grande obstáculo, uma vez que menos de 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades.
O espetáculo teatral Não me Toca Seu Boboca, com direção de Wenceslau Coimbra, é uma adaptação do livro homônimo de Andrea Viviana Taubman, publicado pela Editora Aletria. A peça utiliza a linguagem teatral para explicar, de forma leve e envolvente, o que são as situações de abuso sexual e como as crianças podem agir para enfrentá-las. Ao longo da apresentação, os pequenos espectadores recebem informações seguras e importantes sobre o tema, com o objetivo de capacitá-los a identificar e denunciar abusos.
O projeto de circulação do espetáculo foi aprovado no Edital Nº 09/203 da Lei Paulo Gustavo, que contemplou iniciativas culturais voltadas ao intercâmbio e à circulação de grupos de teatro, dança, música, circo tradicional e trupes. Com essa nova fase, o projeto busca atingir um número ainda maior de crianças e adolescentes, ampliando o alcance da mensagem de prevenção e conscientização sobre a violência sexual infantojuvenil no estado de Minas Gerais.
Entre 16 e 30 de novembro, o projeto estará em várias cidades do interior do estado, promovendo a conscientização e o engajamento da comunidade sobre a importância da prevenção ao abuso sexual infantil.
PROGRAMAÇÃO
16 de novembro
- Jeceaba, às 10h
Local: Praça Padre José Bosco de Resende
- São Brás do Suaçuí, às 14h
Local: Sócio Cultural – Praça Severiano Antônio da Costa, nº 55
23 de novembro
- Ouro Branco, às 10h30
Local: ACAFRO – Associação de Cultura Afrobrasileira de Ouro Branco – Rua Hermógenes Costa Carvalho, nº 681 – Centro
30 de novembro
- Conselheiro Lafaiete, às 10h
Local: 31° BPM da 13ª RPM da PMMG – Av. Monsenhor Moreira, nº 555 – São Sebastião