Barragem em Mariana tem nível de emergência encerrado

A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou, na última segunda-feira (16), o encerramento do nível de emergência da barragem Campo Grande, localizada na mina Alegria, em Mariana (MG). A estrutura recebeu uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando sua segurança.

A Vale, responsável pela barragem, informou que a melhoria das condições foi alcançada devido ao avanço do processo de descaracterização da estrutura, previsto para ser concluído em 2026. A barragem faz parte do programa de descaracterização de barragens a montante da mineradora, iniciado em 2019, que já recebeu mais de R$ 10 bilhões em investimentos.

Apesar da retirada do nível de emergência, a barragem continuará sob monitoramento e acompanhamento pelos órgãos reguladores até a conclusão da documentação exigida pela legislação. Desde 2022, 16 barragens da Vale deixaram o nível de emergência.

A empresa destacou que todas as suas barragens são monitoradas 24 horas por dia e submetidas a inspeções regulares, reforçando o compromisso com a segurança e a sustentabilidade na mineração.

Postagem Anterior Próxima Postagem