A Gerdau levará pelo terceiro ano consecutivo o Festival Tudo é Jazz à cidade de Ouro Branco. Nos dias 28 e 29 de setembro, a Praça das Rotas, localizada atrás da Igreja Matriz, será o cenário de uma programação cultural intensa e gratuita, com shows e oficinas. O evento, que está em sua 22ª edição, prestará homenagem a dois grandes ícones da música: Ray Charles e Pixinguinha. Além de tributos musicais, o festival também contará com uma exposição de desenhos em homenagem aos músicos.
Desde sua criação em Ouro Preto, o Tudo é Jazz expandiu-se para outras cidades como Congonhas, Itabirito e Belo Horizonte, com o objetivo de democratizar o jazz. O diretor do evento, Rud Carvalho, destacou que o festival busca o intercâmbio entre os estilos de jazz, agregando uma diversidade sonora ao longo dos anos, mas sempre mantendo o jazz como seu fio condutor.
A exposição "Ray Pixinguinha", com desenhos do estilista e artista Ronaldo Fraga, estará disponível para visitação entre os dias 26 e 30 de setembro na Praça das Rotas. Fraga comentou que seus desenhos, parte do processo criativo do festival, foram inspirados nos dois homenageados, e expressam sua visão analógica através do rabisco e do desenho. A exposição também terá a identidade visual assinada por Fraga, que foi responsável pela direção artística dos palcos e da cenografia do evento.
A curadoria do festival deste ano é do pianista e arranjador Gustavo Figueiredo, e a direção geral é de Rud Carvalho. O festival é realizado pela Alce (Associação Livre de Cultura e Esporte), com patrocínio da Gerdau, Cemig, Brasilcap e Farid Supermercados, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet.
Confira a Programação do Festival:
Sábado (28 de setembro)
19h: Nil Jaizz Convida Daniel Vieira. Duo formado por Nil (Ronilson Dutra) e Jaizz (Giselle Mapa), com participação especial do pianista Daniel Vieira. Repertório com clássicos do jazz, blues e bossa nova, além de homenagens a Ray Charles e Pixinguinha.
20h15: Groove de Vinil. Grupo conhecido por suas releituras de clássicos da música brasileira, mesclando ritmos funk e soul. Repertório com canções de Tim Maia, Jorge Ben e Lincoln Olivetti.
21h30: Daniel Lima Quarteto - Ray Charles Forever. Show liderado por Daniel Lima (cantor e guitarrista) com seleção de músicas icônicas de Ray Charles, incluindo rhythm and blues e baladas. Banda: Rodrigo Rios (bateria), Gustavo Figueiredo (piano), Aloizio Horta (baixo).
Domingo (29 de setembro)
11h: Apresentações de Dança - Grupo Corpo Cidadão. Performance de crianças e adolescentes do Núcleo de Arte Educação de Ouro Branco e do Grupo Experimental de Dança, com a versão pocket do espetáculo "Here y Acolá", coreografado por Maxmiler Junio e com trilha sonora de Sérgio Pererê.
11h30: Oficina Culinária - "Comida com História". Comandada pela cozinheira e pesquisadora Milsane Sebastião, a oficina une arte, música e gastronomia, apresentando pratos inspirados em New Orleans com influências mineiras.
13h30: Tributo a Pixinguinha com Tulio Araujo. Percussionista Tulio Araujo lidera um tributo que funde choro e jazz, com músicos Rafa Zavagli (cavaquinho), Thamiris Cunha (clarinete), Wagner Andrade (violão 7 cordas) e Rodrigo Zolet (acordeon).
15h: No Terreiro da Alegria - Rafa Marinho e A Nave do Cerrado. Performance que mistura poesia, percussão e elementos de música tradicional nordestina, forró e rock, com declamação de poesias e participações especiais de grupos locais como a Associação de Cultura Afro de Ouro Branco e a Banda de Santo Antônio.